A verdadeira origem do Papai Noel

14/12/2015 22:38

 

 

Origem do Papai Noel

Para explicar a origem do Natal e do Papai Noel, trago uma entrevista de Elke Maravilha, dada em 2010 ao programa de Amaury Junior na rede TV. Transcrevo suas palavras, mas sugiro ouvi-las ditas de forma tão deliciosa da própria Elke no link: www.youtube.com/w.atch?v=bebAshQULw4.

“... essa festa tem uns 15, 20.000 a.C.. Começou lá, no solstício de inverno dos vikings, no dia em que o Sol está mais longe da Terra, e que é o dia 24 de dezembro. Aqui no hemisfério sul é no dia 24 de junho.

Lá naqueles lugares onde é muito frio e não esquenta, a vida era muito difícil, então três meses eles tinham para armazenar comida, pois era seis meses de dia e seis meses de noite.

Então tinham três meses para acumular comida que eram nozes, castanhas, três tipos de peixes para preparar o bacalhau, pois o bacalhau é uma feitura de três peixes, porque tem que ser feito com peixe de carne dura, enfim, tinham que armazenar comida para os seis meses que eram noite.

E nessa noite, 30, 40, 50 abaixo de zero, então as trevas começam a vencer a luz, a vida começa a perder da morte, a luz perde das trevas, a sabedoria começa a perder da ignorância, a verdade começa a perder da mentira e a vida começa a perder da morte.

No dia 24 de dezembro, era aí que dava um grande medo, era por aí que o Sol estava mais longe da Terra.

Aí se reuniam os xamãs das aldeia, das aldeias dos vikings na frente daquela árvore que mesmo aos 30, 40, 50 graus abaixo de zero continuava verde e viva que era o pinheiro, e acendiam o pinheiro com velas (o que que tem haver o pinheiro com Jesus Cristo? Nada né?) e pediam que mais uma vez a vida vencesse a morte, a luz as trevas, a sabedoria vencesse a ignorância e a vida vencesse a morte.

E aí o xamã da aldeia pegava um rapaz que estava em rito de passagem de adolescente para adulto e mandava ele caçar um urso branco, que era o símbolo da força dos vikings, e com seu trenó e suas renas ele ia pro meio do nada caçar o urso branco (cutucar o bicho com a vara curta), bicho ferosíssimo e as vezes ele não voltava, era um teste, se ele podia ou não podia crescer ou casar, enfim.

Quando ele voltava com o urso branco tinha que imediatamente tirar a pele do urso e se vestir com aquela pele com sangue para fora e o branco do urso pra dentro. Claro que ele era jovem, mas vinha com a barba cheia de neve, e ele vinha com essa oferenda e essa é a origem do Papai Noel.

Os seguidores de Cristo queriam acabar com essa festa porque diziam que era festa pagã e festa pagã não presta, mas não conseguiram acabar, então, no século terceiro d.C. colocaram o nascimento de Cristo nesse dia e aí confundiram...

Nós temos as castanhas, usamos nozes, nós usamos árvore de natal que não tem nada haver com Jesus Cristo, hahaha...”

Natália Verdial