Aromaterapia

15/04/2015 00:00

Aromaterapia

 

Aromaterapia
As origens da aromaterapia podem ser encontradas nas práticas religiosas, médicas e sociais de todas as principais civilizações:
China, 4500 a.c.: descoberta dos poderes medicinais;
Egito, 5000 a.c.: uso de óleos para o preparo das múmias. 3000 a.c.: uso em cerimônias religiosas e rituais, oferendas, " uso mágico" ou medicinal, cosmético;
Gregos e romanos: rituais, banhos e massagens;
Arábia, 1000 a.c.: centro mundial da produção de perfumes;
Cruzados: proteção contra a peste;
Sec. XV: disfarçar o mau cheiro dos corpos;
Sec. XVII: propriedades terapêuticas começam a ser registradas, formando o fundamento para aromaterapia moderna.
O elemento vital para essa arte são os óleos  puros de essência, que são concentrados e por isso medidos em gotas. Esses óleos são mais leves  que a água e muito inflamáveis, o que faz com que seja necessário serem misturados com outros ingredientes para retê-los.
Podem ser retirados de pétalas, folhas, sementes, núcleos de castanhas, cascas de árvores, cabeças de flores, gomas e resinas de árvores. São facilmente solúveis em álcool, emulsificadores e gorduras, e por serem moléculas muito pequenas, passam facilmente através da pele, e atuam se misturando ao tecido gorduroso.
Como são voláteis, ao evaporar são inalados, entrando pelas fossas nasais  e assim estimulam o sistema límbico, que controla as principais funções do organismo.
Os óleos essenciais geralmente são dissolvidos em óleos veículos como o de amêndoa doce ( neutro e antialérgico), óleo de noz (equilibra o sistema nervoso), óleo de abricó, pêssego e primavera ( regenerante celular) e germe de trigo (antioxidante e conservante).
Pode-se utilizar essas essências de várias formas diferentes. A massagem terapêutica é o método clássico, que desencadeia o processo de cura do corpo (drenagem linfática e estímulo ao fluxo sanguíneo) e cura emocional pela ativação do sistema límbico.
Outras formas de utilização são: inalação, aromatizadores, banhos, escalda-pés, sauna, compressas, etc.
Por tudo isto, a aromaterapia apresenta uma ótima forma para trazer saúde física, emocional e bem estar.
 
Natália verdial