Arquétipos

20/06/2017 21:33

 

Arquétipos

Arquétipos são um conjunto de símbolos que formam uma imagem primordial, que por tanta repetição foram armazenadas no inconsciente da humanidade, por exemplo: o guerreiro, a mãe, a morte, etc; de forma que, ao se remeter a um símbolo padrão, vem a mente um conjunto amplo de ideias, representada por esse símbolo.

Pode-se considerar que a linguagem simbólica seja a linguagem do inconsciente, assim o onirismo em um sonho é um símbolo de uma mensagem subjetiva mais complexa, por exemplo uma rosa representando o desejo de amor.

Os signos e planetas da astrologia são, em uma visão psicanalítica, arquétipos com características complexas , mas que remetem a um todo coerente.

A interligação entre os símbolos pessoais e os arquétipos primordiais é que possibilita a tradução de que, o que o que acontece no mundo pessoal, possa ter conexão com o mundo coletivo externo.

Em uma primeira análise, o que confere autoridade a astrologia são a existência de arquétipos de caráter espiritual ( como os mitológicos, consagrados por milênios e que se relacionam diretamente ao sistema planetário) que influenciam, moldam e determinam mecanismos arquetípicos pessoais.