Árvores Sagradas - Celtas

17/01/2021 13:33

Árvores Sagradas – Celtas

 
 

Muitos povos antigos tinham com as plantas e árvores  uma relação espiritual.As árvores principalmente tinham o poder simbólico de unir o céu e a terra. Em diferentes culturas, a árvore representava o eixo do mundo, sendo a própria manifestação do poder divino.

Os celtas, representados pelos Druidas, veneravam e cultuavam as árvores de modo muito intenso.Eles dividiam as plantas em três classificações: comandantes, aldeões e arbustos.

Chegaram a dividir o ano em 13 partes e reverenciar para cada parte, uma árvore específica, formando algo como 13 signos.

Falarei de cada uma delas a seguir:

1) Bétula (24/12 – 20/01)

Iniciava o calendário celta. Chamada de Deusa árvore, simbolizava a transformação, já que seu tronco magnífico está sempre mutando e descascando. Dele pode ser feito óleos, medicamentos e curativos. Por suas propriedades mágicas de proteção e quebra de feitiços, eram feitos os berços, as vassouras e os telhados.

 

2) Sorveira (21/01 – 17/02)

Dela eram preparados incensos, compressas e soluções para gargarejo. Tinha a propriedade mágica de quebra de encantamentos, por isso, também se faziam de sua madeira, os cabos de foices e varinhas. Era utilizada em  ritos mágicos, como por exemplo quando os povos dinamarqueses, cravavam  uma vara de sorveira em cadáveres para imobilizar seus fantasmas.

 

3) Freixo (18/02 – 17/03)

Essa árvore chama a atenção pela durabilidade e por atrair raios. Suas longas raízes se estendem pelas profundezas da terra, fazendo a ligação com o submundo, por isso, é relacionada a morte e a imortalidade, sendo comum em cemitérios. Para os gregos, a árvore da vida era um Freixo, bem como para os vikings a árvore sagrada Yggdrasil era um gigantesco Freixo que segurava o mundo. As grandes decisões dos chefes eram sempre tomadas a sua sombra e dela eram feitas varinhas e lanças.

 

4) Amieiro (18/03 – 14/04)

A madeira do Amileiro, ao entrar em contato com a água, adquire uma grande resistência, por isso, era utilizada par fazer barcos e pontes. Sua seiva, em contato com o ar, fica vermelha, o que a relacionava ao sangue, então os guerreiros usavam dessa seiva para pintar o corpo. Dela também eram feitos instrumentos musicais mágicos e tudo que se relacionasse a práticas oraculares. Essa árvore reunia em si o masculino e o feminino.

 

5) Salgueiro (15/04 - 12/05)

Também conhecido como Chorão, é uma árvore ligada a Lua, ao feminino e a água. Considerada como inspirativa para sonhos e artes, inclusive artes mágicas. As pessoas, quando queriam confessar seus problemas e segredos, se dirigiam ao salgueiro, onde eles estariam guardados.

 

6) Espinheiro ou Pieriteiro (13/05 - 09/06)

Diz-se do espinheiro, que ele é a morada das fadas, trazendo má sorte se fosse cortado. Geralmente aparecia próximo a poços sagrados. Confere proteção psíquica e espiritual como propriedades mágicas

 

7) Carvalho (10/06 - 07/07)

O Carvalho talvez seja a árvore celta mais conhecida como sagrada nos dias de hoje, e era chamada de rei da floresta. No Brasil é raro. Possui uma longevidade enorme e representa a passagem para o mundo espiritual. Algumas fontes dizem que a própria palavra druida, significa “aquele que tem o conhecimento do carvalho”. Portas feitas de carvalho, deixam o mal para o lado de fora.

 

8) Azevinho (08/07 - 04/08)

Árvore típica de inverno, porque se mantém com folhas verdes, mesmo em temperaturas baixas, era associada aos guerreiros, sendo feita de sua madeira as lanças.

 

9) Aveleira (05/08 - 01/09)

O fruto, avelã, significa a concentração da sabedoria. De sua madeira eram feitas varinhas. Também servia de material para os cajados dos druidas, já que era uma madeira de proteção e seus ramos eram utilizados para descobrir água submersa.

 

10)  Videira (02/09 - 29/09)

A videira, apesar de não ser uma árvore, e sim uma trepadeira, era reverenciada devido a sua força de enlaçar outra planta e submete-la a sua vontade. Representa a abertura, a ligação com os outros e a possibilidade de trazer a tona a verdade.

 

11)  Hera (30/09 - 27/10)

Outra trepadeira, mas com simbologia do feminino, trazendo sorte e fertilidade. Representava a força, a determinação e o mistério do autoconhecimento.

 

12) Junco (28/10 - 24/11)

O junco também não é uma árvore, mas uma planta que nasce no meio aquoso e se estende para fora. Por esse motivo, significa o mundo submerso, os mistérios da morte. Também traz a simbologia dos estudos e da sabedoria.

 

13)  Sabugueiro (25/11 -23/12)

Chamada de Deusa anciã, de sua madeira eram confecionadas flautas. Sua madeira é bastante moldável e frágil para fazer barcos e móveis. Também se faziam coroas com sabugueiro, no intuito de desenvolver a capacidade de ver espíritos. Afugentava maus espíritos.

 

Os celtas, cultuavam toda a floresta, e além dessas treze árvores, ou plantas do calendário anual, ainda tinhas várias outras, como a macieira (cuja cidra se relacionava a visões e viagens astrais), o pinheiro (outra árvore de inverno, associada ao nascimento, a vida, a força, esperança e paciência), e o álamo, cujas folhas balançavam ao menor vento, o que era traduzido como mensagens e profecias.

 

 

Natália Verdial