As 7 Dimenões da Matéria

24/12/2025 14:25

As 7 Dimensões da Matéria

Sabe-se hoje algumas facetas do universo espacial em que estamos inseridos:  tempo e espaço são uma só função, não existindo um sem o outro e vice-versa.

 Assim, se temos um objeto, uma pedra por exemplo, e queremos defini-la em sua condição de existência, temos as primeiras três dimensões altura, largura e profundidade. Depois temos o endereço a que ela está inserida dentro da realidade, ou seja, qual tempo e espaço que ela pertence.

A tal pedra, de determinadas dimensões só existe em determinado tempo e em determinado espaço, daqui alguns segundos, tal pedra já está em um novo tempo, ainda que no mesmo espaço (o que não é bem possível, já que tudo está em movimento no universo), já é um novo endereço espaço-existencial. Não tem como voltar, já seria um novo tempo, e não tem outra pedra que possa ser em seu lugar.

Dessa forma define-se a quarta dimensão da matéria: a função tempo/espaço (t/e).

Sabe-se também que o universo está sujeito e composto por uma malha tridimensional de t/e, como coordenadas de existência, que é deformada pela gravidade, de tal forma que, corpos de grande densidade e que apresentam grande gravidade portanto, deformam grandemente o t/e. Define-se assim a quinta dimensão da matéria como gravidade, ou seja, a gravidade única a que pedra está sujeita.

 Dimensões, nessa realidade material que estamos, são condições de existência. Já chegamos a chegamos a 5ª dimensão da matéria, a gravidade a que um corpo está sujeito. Mas, a pedra provoca uma gravidade em relação ao meio em que está inserida, mesmo sendo diminuta.

Se fosse possível neutralizar toda a gravidade a que ela está sujeita, restaria apenas sua própria gravidade, criada por seu corpo, e essa é a 6ª dimensão da matéria.

Por fim ela tem uma 7ª dimensão relacionada ao tamanho do universo que a contém. Isso requer uma reflexão, porque a grandeza de tamanho está relacionada a uma condição de existência, no sentido de quê, um átomo da pedra está em universo de tamanho diferente do que a pedra toda, e está em universo de tamanho diferente da montanha que a contém e assim por diante.

Levando a grandezas astronômicas, o universo de tamanho dá qualidades específicas existenciais para um corpo. Essas seriam as sete dimensões da matéria no sentido de condições de existência.