Beltane

15/11/2015 21:29

Beltane

Beltane é uma das festas principais das religiões pagãs européias de origem celta desde as épocas tribais. Nesta época, as festas celebravam as mudanças das estações e datas relacionadas as fases das plantações.

Obviamente, as estações no hemisfério norte e no hemisfério sul são inversas, o que faz com que as festas sejam comemoradas exatamente de forma oposta em cima e embaixo do globo, o que causa uma dupla interpretação em como comemorar esses festejos, se de acordo com as estações do hemisfério ou se de acordo com a tradição européia.

Particularmente, acho lógico festejar de acordo com as estações do nosso hemisfério sul, portanto, em datas opostas ás tradicionais. Dessa forma, em 31/10 comemoramos Beltane aqui (e no hemisfério norte em primeiro de maio) Significa a morte do inverno e é a festa oposta a Samhain*.

As festas pagãs que marcam a roda do ano são chamadas sabbats. De todos os sabbats do ano, o beltane é aquele que celebra a fertilidade dos campos e retorno do Sol. A união da Deusa virgem e seu consorte.

Acende-se fogueiras em honra a Deusa, há banquetes, jogos divinatórios, poesias, cantos, oferendas e danças. Geralmente e preferencialmente ocorrem em lugares naturais. As mulheres usando coroas de flores, dançam em volta de um mastro que é um símbolo fálico do Deus.

A tradição de pular a fogueira para se livrar de doenças e energias negativas vem daí, bem como tantas características das antigas festas que de uma forma ou de outra sobreviveram até hoje, mesmo em festas cristãs como festa junina, natal etc, que sempre tem símbolos e costumes do passado.

Para quem não tem intimidade com os festejos pagãos, nosso 31 de outubro está cada vez mais relacionado ao halloween, ou dia das bruxas, que também tem origem no passado pagão, portanto não tem por onde fugir!

Ps: * ver o artigo de datas comemorativas Samhain

 

Natália Verdial