Basílica Sacre Coeur – Paris

16/02/2016 12:25

Basílica Sacre Coeur - Paris

A Brasílica Sacre Coeur ou Basílica de Sagrado Coração é um templo católico cuja construção começou em 1875 e acabou 1914, mas a consagração foi só no final da primeira guerra mundial.

A colina onde foi construída, o Monte Martre é a parte mais alta da cidade e já era uma área escolhida pelos druidas, gauleses e romanos para construir seus templos e cultuar seus deuses.

O templo foi alvo de muitos atritos entre conservadores, católicos, devotos, reacionários e monarquistas, que a viam como monumento expiatório e socialistas, democratas e republicanos radicais que viam na Basílica uma provocação a guerra civil.

Construída toda em pedra travertina, a Basílica tem uma cor branca que não escurece com o tempo e a poluição. Tem um formato de cruz grega, com quatro cúpulas, atingindo 83m de altura, decoradas com enorme mosaico. Seu estilo é uma mistura de romântico e bizantino. Tem várias referencias patrióticas e guarda tesouros como estátuas de Santa Joana DÁrc e do Rei São Luís IX além do sino de dezenove toneladas (um dos mais pesados do mundo) refere-se à anexação de Saboia em 1860.

 

Natália Verdial