Cerimônia hindu Kumbh Mela

09/09/2015 20:19

Kumbh Mela

 
A cerimônia hindu Kumbh (pote) Mela (festival) é o maior festival religioso do mundo e reúne cerca de 100 milhões de hindus para o banho sagrado.
 
A cada doze anos uma das quatro cidades sagradas Allahabad, Vjiain, Nasik e Haridwar é sede de Mela, em janeiro de 2013 teve início em Allahabad. São erguidas tendas durante os dois meses de festival para os peregrinos e visitantes. 
A festa celebra a vitória dos deuses sobre os demônios em uma batalha que durou doze dias pelo néctar da imortalidade (amrit), extraído das espumas do oceano.
 
Os deuses então ao vencerem, tomam o néctar e ganham a imortalidade. No caminho, caem gotas do líquido sobre as quatro cidades sagradas, onde, a partir de então o divino e o sagrado se encontram.
 
Das  quatro cidades, a celebração mais importante é a que acontece em Allahabad, porque as pessoas se banham no Sangan, local de encontro dos rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati.
O mais bonito neste festival é ver lado a lado uma harmonia entre todas as castas, desde brâmanes até os intocáveis ou sem castas.
 
Todo o festival é uma oportunidade de orar e relaxar com familiares e amigos. O banho lava as culpas, dá a chance de uma existência mais nobre e melhores condições para a próxima vida.
 
Natália Verdial