Chacras

05/01/2021 22:13

Chakras

 

Chackras, do sânscrito roda, ou vórtices, são centros de força, responsáveis por transformar e adaptar a energia aos órgãos e tecidos do corpo  físico. São sete os principais, ainda que existam infinitos chakras ligando o corpo físico ao corpo espiritual.

1) Sahashara ou coronário (lótus de mil pétalas)

Anatomia: topo da cabeça – glândula pineal (irriga energeticamente o cérebro)

Número de pétalas: 12 internas e 960 externas.

Cores : interno dourado (que vem do anahata – portão de Deus), intermediário branco e mais externo violeta.

Bija-mantra: OM (ou brahmarandra)

Desenvolvimento: curativo sobre as neuroses. Telepatia, mediunidade e expansão da consciência, espiritualidade, meditação e canalização. Onde ocorre o samadhi*

 

2) Ajnã ou frontal  (centro de comando)

 

Anatomia: testa, entre as sombrancelhas – glândula hipófise (irrigação energética dos olhos, nariz, ouvidos e cérebro)

Número de pétalas: 96, divididos em duas

Cores: azul e rosa (cada pétala) . Visualizar índigo, amarelo, verde e branco fluorescente.

Bija-mantra: OM

Desenvolvimento: memória, concentração, intuição, clarividência (ver o astral).

Mantra mãe: HAKINI – trabalha bloqueios emocionais do uso da mente. Controle psíquico.

 

3) Vishudda ou laríngeo (o purificador)

Anatomia: garganta, base do pescoço – glândula tireoide e paratireoides (irrigação energética da boca, gargantas, ouvidos e órgãos  respiratórios – serve de bloqueio protetor do coronário)

Número de pétalas: 16

Cores: azul prateado brilhante. Visualizar azul celeste (saúde), liláz (emoção espiritual) e amarelo.

Bija-mantra: HAM. (de rato)

Desenvolvimento: serenidade, comunicação e expressão, psicofonia e clariaudiencia (ouvir o astral).

Mantra mãe: SHAKINI – assumir sentimentos e auto expressão. Controle espiritual.

 

4) Anahata ou cardíaco (inviolado ou invicto)

Anatomia: no meio do peito, altura do coração – glândula timo (rege coração, pulmões, sistema imunológico, gânglios linfáticos).

Número de pétalas:12

Cores:  Dourado. Visualizar dourado, verde, rosa.

Bija-mantra: YAM

Desenvolvimento: canal de movimentação dos sentimentos. Autoestima (senhor de si mesmo, força interior), elevação de pensamentos filosóficos e metafísicos (sabedoria) e empatia (canal de amor).

Mantra mãe: KAKINI . trabalha o medo de amar. Generosidade.

 

5) Manipura ou umbilical (cidade das joias)

Anatomia: de dois a cinco centímetros acima do umbigo. – Pâncreas (controla a região do plexo solar, irriga o sistema digestório, pâncreas, fígado, duodeno, estomago, respiração).

Número de pétalas: 10

Cores: vermelho e verde .Visualizar verde, vermelho e amarelo.

Bija-mantra: RAM ( de cara)

Desenvolvimento: sentido de individualização, otimismo e equilibrio. Percepção das energias ambientais e astrais.

Mantra mãe:LAKINI. Trabalha carga emocional e bloqueio do ego. Medos, emoções grosseiras e alimentação. Pureza moral

 

6) Swadhistana ou sacro ou sexual (morada do prazer)

Anatomia:  região do baixo ventre, abaixo do umbigo, genito-urinário – gônadas: testículos e ovários (irriga energeticamente os órgãos sexuais, suprarrenal, pele).

Número de pétalas: 6

Cores: laranja e vermelho

Bija-mantra: VAM

Desenvolvimento: estimula o funcionamento dos outros chakras. Melhora a capacidade de nos relacionarmos emocionalmente com os demais. Remove repressões e inibições construindo relações puras.

Mantra mãe: RAKINI  ( de caro) – trabalha bloqueios emocionais da troca sexual e de como lida com o prazer.(luxuria, ira ciúmes) Pureza sentimental e sexual.

 

7) Muladhara ou básico (base e fundamento, suporte)

Anatomia: base da coluna – suprarrenais.(rege o sangue, a energia vital, responsável pela absorção da energia da terra ou telúrica ou kundalinica).

Número de pétalas: 4

Cores: vermelho, varia do roxo ao vinho

Bija-mantra: LAM

Desenvolvimento: energia física e psíquica, instintos de sobrevivência, ímpeto para desenvolvimento pessoal, força motivadora.

Mantra mãe: DAKINI – prosperidade saudável, tira medos de viver e dificuldades de quem tem pouca terra.

 

Temos ainda, por grau de importância o chakra esplênico ou do baço, cuja importância é na absorção de vitalidade para o corpo. É um repositor energético que ajuda o cardíaco a distribuir energia pela circulação do sangue. Tem 6 pétalas e funciona absorvendo os glóbulos de vitalidade, desintegra transforma e especializa em sete tipos de prana: violeta, azul, verde, amarelo, alaranjado vermelho e rosa, que vão sendo distribuídos cada um ao seu chakra específico.

Em relação aos mantras mães, são mantras de ativação do lado espiritual dos chakras, são egrégoras, deusas e  mantras.

· Bija-mantras: chakras, yang, poder, desenvolvimento paranormal, fenômeno

· Mantras Mãe: para-chakra, yin, sutil, amor, desenvolvimento espiritual, despertar

 

Kundalini:

Do sânscrito enroscada, fogo serpentino, é a energia que fica alojada no chakra básico. Quando adormecida, é como uma chama congelada, é energia telúrica, que entra pelo campo energético, absorvida pelos pés, ou pelos chakras dos pés. Quando desperta, muda sua natureza e passa a ser Shakti, uma energia inteligente e integrada.

Enquanto adormecida tem um papel fisiológico a nível de corpo astral- físico. É uma energia tríplice: sexual, mental e causal. O chackra básico  ativa os demais como uma chave alimentadora, tem relação com o corpo, com os sistemas celulares, instintos, animalidade, sexualidade e imaturidade.

A modificação de kundalini para shakti eleva essa energia através dos chakras ativando-os até chegar no Sahashara, despertando a essência espiritual mais elevada, e conferindo percepção sensitiva total. Essa experiência chama-se Samadhi místico, onde a compreensão é abstrata e sensorial e a racional é nula ou pequena.

Sente-se fundido no todo, perde-se o limite do corpo e a tentativa de compreensão é estar espelhado em cada parte, sem perder a essência individual .

Há também o samadhi intelectual, que ocorre em um nível menor e é uma experiência meditativa, com compreensão racional, imediata e total de um  assunto.

 A subida:

Nadis são ductos energéticos sutis que temos ao longo do corpo. É uma espécie de sistema nervoso, ou circulatório do duplo etérico ( canais invisíveis para o fluxo de forças psíquicas). São responsáveis pela transmissão das impressões físicas para o corpo psíquico.

Prana é a energia responsável pela vida (KA). O ar é prana, a respiração é vital, a energia do sol. No corpo sutil, há a circulação do prana e da kundalini, tornado o organismo são.

A kundalini em si mesma só faz bem, mas ao se manifestar por nadis chega em bloqueios em diversos pontos e então ocorre o desequilíbrio ( sofrimentos psicofísicos, doenças psicóticas).

Dessa forma, o modo mais seguro de desperta-la é: primeiro não forçar a barra com exercícios errados que envolvam mantras específicos e energia sexual, segundo desenvolver faculdades intelectuais, afeição desinteressada e espiritualidade. O medo da morte é o primeiro bloqueio.

Anatomicamente, existe três nadis principais envolvidos na subida da kundalini: Ida, Pingala e Shushuma.

Ida (Chandra, lua) vai da narina esquerda e percorre toda a região cervical, dorsal e lombar pelo lado esquerdo até chegar a região sacra.

Pingala (Surya, sol) vai da narina direita e da mesma forma que Ida desce até a região  sacra, só que pelo lado direito.

Shushuma (sarasvati ou canal do fogo) é um ducto grosso, central que vai do muladhara ao coronário. Tem a natureza trina com os nadis citados.

A Kundalini fica na região sacra, onde os três nadis se encontram. Ela ascende passando por todos os chakras, ativando-os.

Quando despertada precocemente, ela acaba subindo por Ida e Pingala que são canais mais sutis que Shushuma, pois normalmente levam prana, e acabam assim também desequilibrando todo o organismo, sendo perigoso para a saúde psíquica da pessoa.

 

  Obs:

· O trabalho normal com os chakras inferiores aumentam a força material do corpo;

· De acordo com a energia que se coloca nos chakras, reflete-se o estado psíquico  e atrai-se, por afinidade, entidades externas afins;

· No Samadhi vê-se Deus como um todo, no máximo de poder de interpretação que esse corpo limitado de carne permite. Percebe-se que o de dentro é como o de fora e tudo reflete Deus, ou o Todo, ou a energia amorosa e inteligente que a tudo permeia, ou Brahman.

 

Natália Verdial