Cristianismo

13/06/2016 18:39

Cristianismo

"Pedi e dar-vos-a, buscar e encontrareis, batei e abrir-se-vos -a." (Mateus)

 

O cristianismo é uma das principais religiões do mundo, contando com aproximadamente 1.9 bilhão de seguidores. Se baseia na doutrina da fé em Jesus Cristo.

Originada do judaísmo, já que Jesus era judeu, preserva algumas das suas características, como o monoteísmo, onde Deus é o criador de tudo.

A literatura cristã segue o antigo testamento, que conta a história do povo hebreu e de como Deus salvou e educou seu povo através dos dez mandamentos, e o novo testamento que conta a história de Jesus Cristo, que simplificou os mandamentos em dois: amar a Deus e amar ao próximo. O novo testamento, ou cânone é atribuído aos  apóstolos  Mateus, Marcos, Lucas e João. Além desses livros, há também os Atos dos apóstolos, na pós ascensão de Jesus e o Apocalipse que descreve o final dos tempos, quando Cristo volta para levar seus fieis ao reino de seu pai, Deus.

Uma das principais crenças é na ressureição da carne, ou seja, que no dia do juízo final, as pessoas voltarão a seus corpos de carne (quem já estiver morrido) e seguirão seus destinos, rumo a felicidade eterna, ou ao castigo eterno.

Essencial também é a crença na Santa Trindade, composta por Deus pai, Jesus Cristo, o filho e o Espirito Santo, como a presença continua de Deus na Terra.

Jesus

A história de Jesus começa com o domínio romano administrativo e militar  sobre a Palestina judaica. O povo esperava que aparecesse um grande messias para libertá-lo da opressão, cumprinto a profecia do antigo Testamento. Nesse clima, em Belém nasce Jesus, cercado de elementos divinos, como a visita dos três Reis Magos, orientada por uma estrela.  Foi então perseguido por Herodes, Rei romano dos judeus na Época do Imperador Otávio Augusto, pois, segundo a história, Jesus era a promessa de ser esse Messias esperado.

Pouco se conta dentro do novo testamento sobre a infância de Jesus, porém em três anos, dos 30 aos 33, começou a fazer suas pregações e milagres de cura. Assim reuniu seguidores e apóstolos (André, Bartolomeu, Felipe, Tiago Maior, João, Judas Iscariotes, Judas Tadeu, Mateus, Pedro, Tomé e Tiago Menor).

Para o clero judaico, Cristo era um blasfemo, pois se dizia filho de Deus. Para os romanos ele era um agitador popular,  até que foi traído por Judas Iscariotes, preso, condenado por seu povo e crucificado, para depois ressuscitar e provar assim sua divindade, e  sua doutrina de amor, pois tinha morrido para salvar os homens.

Em suas aparições pós crucificação, Jesus teria ordenado a seus apóstolos a espalhar sua mensagem ao mundo. Essa é a versão oficial que nos chega até hoje.

 

Jesus foi humano na sua paixão por se tornar o grande messias esperado, mas foi divino diante do medo ao aguardar seu inevitável destino.

 

Em cima dessa história, do século 1 ao 3 surgiram as primeiras comunidades cristãs. Nessa época, cada seita escrevia seus textos sobre Jesus, de acordo com suas crenças e valores, originando muitas divergências. Vários Evangelhos foram escritos e perdidos mais tarde. Esses livros trazem um Jesus diferente do tradicional e são chamados de apócrifos.

Os principais apócrifos que sobreviveram até hoje são os manuscritos de Nag Hammadi, que contam com 13 livros de 1600 anos. Há entre esses livros, o evangelho de Tomé, de Tiago e de Maria Madalena, entre outros. Outro conjunto de textos são os pergaminhos do mar Morto, escritos pelos essênios,  que contam uma versão diferente de Judas, no evangelho intitulado com seu nome.

Em toda essa literatura, Jesus Cristo tem um caráter mais místico e intimo, assim como Maria Madalena, a principal mulher da historia toda, tem um papel fundamental no contexto dos apóstolos.

Docetas, ebionitas, gnósticos, essênios, otitas, apostólicos, cada um apresentava sua concepção sobre a historia, em relação a atuação da mulher, a natureza da concepção de Jesus, a forma da salvação, a infância de Cristo e até do papel de Cain do antigo testamento.

A mensagem cristã chegou a Grécia e a Ásia Menor através de Paulo, que era um general romano chamado Saulo, que foi tocado por Jesus já ressuscitado, virando seu discípulo e mudando de nome e de vida. Já os descendentes dos apóstolos começaram a espalhar o cristianismo na região e eram chamados de Patriarcas.

Em Roma, os cristãos foram violentamente reprimidos e perseguidos, porém a história começa a mudar  em 313 quando os cristãos param de ser perseguidos. Em 325 O concilio de Niceia começa a montar os Cânones, ou seja o que seria ou não colocados no registro oficial do novo testamento. Eles optam por uma versão que expressa a estrutura dominante da religião sobre as pessoas.

Em 392, Constantino, para trazer uma única bandeira que justificasse seu domínio sobre outros povos, torna a religião como oficial de Roma. É a vez então dos pagãos serem perseguidos.

A Igreja Católica Apostólica Romana se torna uma instituição poderosa, onde o patriarca máximo era o Papa. Na Idade Média (séc. V) com o fim do império romano e entrada do feudalismo, é aberto um espaço econômico e de poderio para transformar a Igreja Católica na principal instituição medieval.

Em 1054, a Igreja Ortodoxa Oriental rompe com o Papa, no primeiro grande cisma. Em 1517, pelas mãos de Lutero é criada a Igreja Luterana, pois ele estava em desacordo com algumas praticas do cristianismo clérico católico. Mais tarde ocorre a reforma protestante originando muitas outras igrejas protestantes como a Metodista, Presbiteriana, Anglicana e todas as suas vertentes evangélicas.

Com as cruzadas e grandes navegações, a fé cristã ganha o além mar e o mundo.

O impacto da história de Jesus Cristo foi tamanho sobre o mundo, que mudou o calendário, tornando a referencia de seu nascimento  como o ano zero, e assim vir a ser calendário oficial em grande parte do globo. Além disso a contagem dos anos são marcadas com as datas comemorativas cristãs, como o Natal, o dia de Reis, a Quaresma e a Pascoa. Talvez o maior milagre de Jesus tenha sido este, sobreviver com tal força até os dias atuais.

 

Natália |Verdial