Cromoterapia

14/12/2015 22:31

Cromoterapia

A cromoterapia se define como o tratamento terapêutico por intermédio das cores. Reconhecido pela OMS desde 1976 como terapia complementar, a cromoterapia já era utilizada à 2800 a.C. pelos gregos, egípcios, chineses e indianos que empregavam pedras e flores para promover o bem estar físico, psíquico e emocional do paciente.

Ao ocidente chegou no séc. XVIII, quando o cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe pesquisou por quarenta anos as cores, e descobriu suas propriedades relacionadas aos estados de espírito que elas promovem: vermelho estimula; azul acalma; amarelo traz alegria, verde é repousante.

Cada cor traz um tipo de energia fundamental em forma de vibração energética que ao se propagar, causa efeitos que podem ser úteis ao organismo como um todo e não apenas a sua captura pela visão.

São várias as possibilidades de utilização proposital das cores, por exemplo em ambientes, feng shui, na comida, na roupa, em meditação, em exercícios de visualização, etc.

Terapeuticamente, usa-se uma lâmpada de 25 wattes, de 5 a 10 cm da pele por três minutos. Essa terapia tem recebido muitas críticas relacionando seus resultados positivos ao efeito placebo, porém, existe uma medicina milenar por trás desse método:

Na medicina holística, a origem da doença está no corpo emocional e psíquico, somatizando-se mais tarde como doença física. A vibração luminosa vai se dirigir aos campos energéticos sutis (os chackas, que são vórtices energéticos que ligam e promovem saúde dos corpos sutis ao corpo físico), agindo sobre as vibrações do corpo e assim tratando as causas da doença, além de alívio dos sintomas, quando promovem o bem estar no momento da terapia.

Um caso curioso que prova a forte influência que as cores têm sobre nosso organismo é o que ocorreu no Japão, onde a alternância luminosa de cores de espectros opostos apresentados no desenho do Pikachu causou episódios coletivos de epilepsia nas crianças que assistiam a animação.

Abaixo transcrevo um resumo das características das cores e suas influências:

Vermelho: corresponde ao Chacra Básico. O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante.

O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço. Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado e bronquites.

É contra indicado para temperamentos sangüíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.

Laranja: corresponde ao Chacra Esplênico. O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao estresse.

Do ponto de vista psicológico ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas ideias. Indicada nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé, joelhos, punhos) e problemas respiratórios.

É contra indicado para pessoas com insônia.

Amarelo: corresponde ao Chacra Plexo Solar. O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo.

Do ponto de vista psicológico estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo. Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.

É contra indicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarreia, gastrite e alcoolismo.

Verde: corresponde ao Chacra Cardíaco. O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sangüínea. Acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.

Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova. Indicado para baixar a pressão, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer.

O verde não tem contra indicação, mas devemos usá-lo com prudência e não exagerar.

Azul: corresponde ao Chacra Laríngeo. O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades antissépticas, refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireoide e paratireoides,  além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.

Do ponto de vista psicológico, o azul proporciona relaxamento, paz e quietude. Indicada para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireoide, insônia, queimaduras e nervosismo.

É contra indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.

Índigo/Anil: corresponde ao Chacra Frontal. O índigo, assim como o azul, possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz mental. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. 

Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas da mente e estimula a intuição. Indicada para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne. Não apresenta contra indicações.

Violeta: corresponde ao Chacra Coronário. O violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranquilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É anti-inflamatório, desinfeccionante, antiestressante. É a cor da transmutação de energias.

Do ponto de vista psicológico, o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose. Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, problemas na bexiga. Não apresenta contra indicações.

Rosa: cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sanguíneo. Indicada para desintoxicar os centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores. Não apresenta contra indicações.

Branco: é a união de todas as cores, combinação perfeita das frequências coloridas. Indicado para energizar todo o corpo. Não apresenta contra indicações.

Natália Verdial