Hinduísmo

09/09/2015 20:06

Hinduísmo

 
O Hinduísmo é a principal religião da Índia, mas também é importante no Nepal, Paquistão, Sri Lanka e Blangladesh. É uma união de crenças e tradições étnicas que formam muitas seitas, cuja unidade é a aceitação de umas às outras.Essa religião é a terceira maior do mundo, e também a mais antiga, existindo desde 3000 a.C.
Uma das principais características é a reencarnação, onde a alma humana, chamada atman, depois da morte, renasce em outro corpo, seja humano, animal e até vegetal.
O Hinduísmo é uma religião politeísta, que acredita também em guias espirituais. Os principais deuses são, em primeiro lugar a grande trindade: Brahma (criador do universo), Shiva (o transformador do universo) e Vishnu ( o mantenedor do universo). Além destes são bastante importantes Ganesha ( deus elefante da sabedoria e da sorte), Kali (senhora da destruição) e Laksmi ( deusa da arte e criatividade), entre tantos outros. Abaixo Ganesha:
 
É uma religião que respeita as tradições e leis antigas, tendo um sistema de castas, que são status dos grupos sociais bastante definidos e rígidos. Segundo a vida passada, é determinado a casta da vida atual, e a casta mais nobre é a dos brâmanes, a casta sacerdotal. O processo de causa e consequência que atravessa a vida e a morte é chamado karma.
Os ritos são sempre compostos de oferendas e meditações. As preces são entoadas como cantigos em sânscrito chamados mantras. O mais famoso mantra é o “OM”, cujo símbolo se tornou o ícone do hinduísmo e significa nome de Deus, a vibração do Supremo.
 
O líder mais famoso foi Mahatma Gandhi, que conquistou a independência da Índia através apenas de métodos não violentos, o que caracteriza bem esse aspecto pacífico que a religião prega.
Os hindus são vegetarianos e aceitam como sagrados vários animais, de ratos a vacas, e encara-os como possíveis   reencarnações de parentes. Existem inclusive infinitos templos dedicados aos animais.
Os principais livos sagrados são os Vedas, existindo desde 1000 a.C. Eles são coletanêas mitológicas, que entre outras contém o famoso Bhagavad Gita ou canção ao senhor pertencente ao Mahabrarata (inspiração para música “Gita” de Raul Seixas).
Além dos Vedas, é muito importante os Upanishadis, textos compostos de diálogos entre mestres e discípulos, cuja conclusão final diz que o mundo é uma ilusão (maya) e a única verdade é Brahma.
A história do hinduísmo se divide em três fases: védica, a primeira que cultuava deuses tribais, o deus do céu (Dylus), supremo e consorte da deusa mãe terra e de ambos surgiram todos os demais deuses. A segunda fase, chamada hinduísmo bramânico, onde houve uma ascenção de Brahma como alma universal e começa então o culto a trindade. Nesta fase, os rituais se tornam mais complexos, assim como conceitos como reencarnação surgem.
Finalmente a terceira fase é o hinduismo híbrido, que conta com elementos e influências de várias outras religiões como o cristianismo e o islamismo.
O hinduísmo acredita que a libertação final da alma determina o fim do ciclo de morte e renascimento e esse é o objetivo mais elevado que se possa ter. Nesta fase, a alma se torna uma com Brahma, deixando de ser uma individualidade, acredita também que todos são divinos e cada ser é  em essência um com Brahma e toda a realidade fora dele é ilusão.
 
Abaixo Templo akshardham india - Nova Deli. É o maior templo hindu.
 
 
O  Rio Ganges tem um valor espiritual para as pessoas que seguem o hinduísmo, vários desses seguidores tomam banho nas suas águas, acreditando que ele tem a capacidade de purificar todos os pecados. Atualmente o rio está completamente poluído. Um ritual muito comum, é a visita de milhares de devotos, que ao amanhecer tomam banho nas águas poluídas do rio, tomam a água e lançam as cinzas de familiares mortos.
 
 
Natália Verdial
 
“Quantas forem as crenças, tanto serão os caminhos”. Sri Ramakrisna