Machu Picchu- Peru

15/04/2015 19:25

 

Machu Picchu - Peru

Antiga cidade inca, pertencente a um grande  império americano pré-colombiano (sec. XV),fica  a 2045m de altitude, sob o vale do rio Urubamba, no Peru.
Foi redescoberto pelo norte americano Hiram Bingham em 1911, não se sabe se era capital religiosa, fortaleza ou centro residencial. De qualquer forma, tinha bairros residenciais, palácios, templos, sistema complexo de irrigação e distribuição de água e terraços de cultivo. É um dos maiores projetos arquitetônico em pedra do mundo, com concepções espaciais arrojadas e práticas.
O império inca se estendia do sul da Colômbia, até o rio Maul, no Chile, chegando a floresta amazônica. Tinha um incrível sistema de estradas, que atravessavam os despenhadeiros dos Andes por meio de pontes pênseis. Conheciam a extração de metais e o manejo do ouro, prata, cobre e estanho, produzindo diversas ligas, no entanto, não conheciam dinheiro, pagavam seus tributos com serviços. Tinham um sistema próprio de levar informações rapidamente, através de corredores que se revezavam.
Suas forças armadas tinham acesso a todos os lugares e tinham extraordinários produtos têxteis e cerâmicos. O soberano era considerado um deus, descendente do Sol, e tinha poder supremo e papel principal nas elaboradas cerimônias religiosas.
Acredita-se que o império inca tenha se formado no século XIII. Em 1430, os incas haviam submetido todos os povos vizinhos, chegando ao máximo do seu poderio no inicio do século XVI.
Em 1532, quando desembarcou o pequeno grupo de espanhóis, liderados por Francisco Pizarro, que o império começou a sucumbir, sendo dominado pelo uso das armas de fogo e de artimanhas e traições que com a morte do imperador inca e o domínio completo do povo pelos espanhóis.
 
Natália Verdial