Mórmons

14/12/2015 21:31

Mórmons

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como igreja dos mórmons,  nasceu nos EUA, no séc. XIX através de revelações místicas à Joseph Smith, considerado seu primeiro profeta. Não é protestante, evangélica, católica ou ortodoxa. Abaixo Joseph Smith:

Possui cerca de 14 milhões de adeptos, a maioria fora dos EUA. No Brasil, segundo o IBGE, em 2000 tinha aproximadamente 200.000 adeptos, o dobro do candomblé e três vezes os judeus. É uma igreja composta de árduos trabalhadores que geram um patrimônio de cerca de US$ 30 bilhões.

A história da criação da igreja dos mórmons começou com um menino de 14 anos, que teve várias revelações divinas. A primeira revelação foi através de Deus e Jesus, e o colocou a necessidade de criar uma nova religião.

Uma segunda visão aconteceu através de um profeta chamado Mórmon, que de acordo com a história, teria vivido séculos atrás  ( mais ou menos 400 d.C.) nos EUA e convivido com Jesus Cristo ressuscitado em um período que foi registrado em placas de ouro que de alguma forma chegou a Smith e foi por ele traduzido, originando o Livro dos Mórmons.

O terceiro contato místico que Joseph Smith teve foi com João Batista, que lhe conferiu o sacerdócio com autoridade de batizar.

A igreja foi organizada em 06/04/1830 com apenas seis membros. Na época houve muitas perseguições por conta de diferenças culturais entre a ética protestante dominante e a  ética mórmon, além de rusgas políticas, já que a igreja crescia rápido, dando peso aos seu votos. A problemática culminou com o assassinato de Smith, na cela  onde estava preso. Mas a religião seguiu crescendo sob o comando dos sucessores na hierarquia estabelecida pela própria religião.

A literatura sagrada se compõe principalmente da Bíblia, tanto o antigo como o novo testamento, o Livro dos Mórmons e Pérolas de grande Valor.

A principal característica que faz com que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias cresça de forma geométrica  é seu forte apelo missionário, que envia jovens entre 18 e 26 anos pelo mundo para espalhar a sua palavra.

Os jovens são treinados de três a doze semanas, aprendendo a língua do país para onde irão, técnicas de abordagens e instruções gerais para então serem mandados ao seu destino, onde ficarão por dois anos, com contato restrito com sua família e muito trabalho árduo para conseguir novos adeptos.

A organização hierárquica da igreja começa com um primeiro presidente e mais dois segundos presidentes, que são conselheiros diretos. Esse trio compõe a primeira presidência. Depois vem os doze apóstolos e o quórum dos 70 (autoridades regionais), lideradas por um bispo. Localmente a igreja funciona através dos membros leigos que não são pagos. Para as mulheres existe a Sociedade do Socorro.

De todas as características mórmons, a mais polêmica certamente é a poligamia masculina, que foi definida desde a origem da religião, sob o pretexto de que é comum que o homem saia de casa para trabalho missionário e deixe sua casa e mulher desamparada. Depois de muita pressão, em 1890, a poligamia foi extinta, justificando-se com uma nova revelação mística.

Para os mórmons, Deus é um ser pessoal e amoroso, que possui corpo material como o nosso. Acreditam em três Deuses e não na trindade e cada um pode chegar a divindade pelo seu esforço. Na cosmogonia mórmon não houve criação e o céu é só para eles. Eles também não adoram a cruz, por se tratar de um momento de sofrimento de Jesus.

Assim como nos tempos antigos, a religião é guiada por profetas,  classificada como restauracionista, ou seja, pretende resgatar o cristianismo primitivo. A salvação portanto, se dá pelo batismo. Batiza-se inclusive quem já morreu, no intuito de dar a oportunidade de escolher se salvar ou não no dia do julgamento. Por essa prática, a Igreja mórmon se tornou uma grande mapeadora das árvores genealógicas do mundo todo através do Centro de Estudos da Família.

Socialmente, é estimulada aos seus membros que sejam atuantes nas comunidades em que moram, é valorizada a educação, através dos Seminários, Institutos da Religião e de cursos superiores, além da igreja manter o Fundo Perpétuo da Educação, para as nações em desenvolvimento.

Os valores como a família são muito fortes e acredita-se que elas fiquem juntas pela eternidade. Não é permitido o consumo de álcool, fumo, drogas e qualquer alimento com cafeína, bem como são proibido o sexo antes do casamento, porém estimula-se que os casais tenham depois do matrimônio muitos filhos.

Os mórmons são severos, regrados, metódicos e disciplinados, porém ensinam a caridade, o sacrifício, a paciência e o perdão, além de ter uma grande vontade e fé em seguir Jesus e seus preceitos.

O Templo de Salt Lake, na cidade que dá seu nome nos EUA é o principal templo religiosode propriedade da igreja mórmon, sendo o maior e mais importante destes. Foi o sexto templo construído pela  no mundo.