Objeções sobre a Astrologia

06/01/2021 21:05

Objeções sobre a Astrologia

 
 

Muitas vezes a astrologia em geral é desacreditada pelos incautos por conta das notinhas em jornais e revistas descrevendo o horóscopo diário ou semanal de cada signo.

Bem o que posso falar é que inicialmente essa astrologia leva em consideração apenas o Sol como planeta e que para determinar esse horóscopo é utilizada uma técnica um pouco diferente daquela usada para a análise do mapa natal da qual tratamos nesse site.

Na astrologia de “horóscopo” usam-se os decanatos, que não são utilizados na astrologia natal básica.

A roda zodiacal tem 360 graus, divididos por 12 casas, resultando em casas de 30 graus cada. Os decanatos são as divisões desses 30 graus, formando o primeiro, segundo e terceiro decanato de 10 graus cada.

Nessa técnica, os regentes de cada casa são muito importantes, de forma que os 10 primeiros graus tem como regente o referente ao do próprio signo que carrega. No segundo decanato, o regente é o do próximo signo da triplicidade (cada triplicidade é o que forma os elementos fogo, terra, ar e água) e o último decanato tem como regente o referente ao último signo da triplicidade.

Dessa forma, o horóscopo acaba considerando que somos divididos em 36 grupos básicos e com essa ferramenta é que é trabalhada as previsões para conjunto de pessoas.

As técnicas e objetivos são diferentes (a astrologia natal e suas derivações   trabalham com todos os planetas e é muito mais complexa, permitindo análises individuais e pessoais ), mas não se pode, de forma alguma desqualificar uma em detrimento a outra. A eficiência da astrologia de horóscopo tem que ser compreendida dentro do sentido e intuito com que é realizada.

Outro grande questionamento sobre a astrologia é o fato que ocorre com crianças que nascem no mesmo horário e no mesmo lugar, como os irmãos gêmeos.

Bem, a resposta é simples, cada característica psicológica representada pelos planetas e signos possuem mais de uma expressão de sua verdade, fazendo com que uma criança durante a sua vida tenha uma tendência e a outra  criança tenha outra, ainda que as duas tendência mantenham a coerência entre si.

Exemplifico: no caso hipotético de irmãos  gêmeos com Mercúrio forte no mapa, ( que dá  ênfase na capacidade de comunicação),  um pode ter inclinação para a palavra escrita, tendo um posicionamento mais introspectivo e o outro, tem um movimento mais extrospectivo vivendo seu mercúrio com a palavra falada. Ambos  tem um núcleo em comum, mas cada um desenvolve, a partir daí, seu caminho.

Outra observação que faço, é aquilo que cada criança recebe do meio externo, se uma é mais estimulada do que a outra, uma vai ter, dentro do repertório psíquico que possui (representado pela linguagem astrológica) determinada influência, por exemplo manifestando as características melhores de seus planetas e a outra criança vai, mesmo dentro do mesmo repertório psíquico, reagir com os aspectos mais negativos de seus planetas, caso seja a menos estimulada.

Levando-se em conta todo o repertório psíquico que cada pessoa tem, com todos seus planetas, signos, aspectos e correlações, duas pessoas com um mesmo repertório pode se dirigir para n tendências e escolhas diferentes, distinguindo um caminho do outro.

 

Natália Verdial