Osiris

05/01/2021 22:46

Osíris

 
 

Osíris foi um dos Deuses mais populares do antigo Egito, e seu culto vem de épocas remotas da história egípcia. Em egípcio o nome é variavelmente transliterado para Asas, Ausir, Wisir ou Ausare. Na linguagem grega simboliza a fertilidade, prosperidade, renascimento, ressureição e justiça.

Na mitologia foi a primeira múmia e assim ele costuma ser representado: um homem mumificado, com barbas, pele negra ou verde, de braços cruzados, em uma mão o cajado e em outra o açoite. Não está associado a nenhum animal e é conhecido como Deus dos mortos.

Dedicou-se a civilizar os egípcios, livrando-os do estado de barbárie e transformando-os em nação. Junto a sua esposa-irmã Isis, ensinou o cultivo da terra, a domesticação de animais, o manuseio de metais, a formação de comunidades e cidades, técnicas de saúde e magia, as artes, o preparo do pão e instrução de como adorar  os deuses.

Extraída dos textos das pirâmides e das ruinas, a mitologia nos conta sua história:

Filho do deus da terra Geb e da deusa do céu Nut, teve três irmãos, Isis que se tornou esposa, Seth (Deus da violência, da guerra e desordem) e  Néftis que casou com Seth. Enquanto Osíris ficou com as áreas férteis do Egito, Seth ficou com o deserto.

Seth invejava o irmão e tentava usurpá-lo de todo modo, até que teve uma ideia, construiu uma caixa com as medidas do irmão e promoveu uma festa na qual, quem conseguisse se encaixar perfeitamente, ganharia a caixa. Obviamente, apenas Osíris se adequou, e ao entrar na caixa, Seth a fechou e lançou no Nilo.

Isis passou então a procurar pelo marido desesperadamente, e quando enfim achou tentou de todas as formas mágicas ressuscita-lo, e em um breve momento ela conseguiu e ele pode engravidá-la  de Hórus . Isis então escondeu a arca no pântano.

Mas Seth, achou a arca, e despedaçou o irmão em 14 pedaços, que espalhou pelo Egito. Isis recomeçou sua busca e recolheu todas as partes, menos o falo que foi comido por um peixe.

Ajudada por Anúbis (filho de Osíris e Néfts), Néftis e Thot, tentaram trazer o deus a vida, mas foi em vão. Então ele foi mumificado, se tornando o rei do lugar que fica além do horizonte, ou terra dos mortos. Levou para esse lugar fertilidade e riqueza, se transformando o deus dos mortos.

Osíris passou a presidir o julgamento dos mortos, onde a pesagem do coração do morto era feita contra o peso da pena da Deusa Maat, na sala das verdades, determinando assim o destino do moribundo.

O Deus Osíris talvez seja um dos primeiros na história da humanidade a representar a morte e ressureição divina, formando um símbolo que se repetiu através da mitologia de muito outros  deuses como Krishna  (Índia), Dionísio (Grego), Mitra (Deus sol Persa) e Jesus (Hebrel). Todos praticaram milagres em vida e foram ressuscitados depois da morte, representando a continuação da alma.

 

Natália Verdial