Petra - Jordânia

17/06/2015 15:46

Petra - Jordânia

Petra ( em árabe al Batrã) é uma antiga cidade da Arábia, ao sul do mar Morto, hoje pertencente da Jordânia.  Foi encontrada no séc. XIX, celebrizou-se por seus túmulos rupestres de fachadas com estilo misto helenístico, romano e oriental.
Inicialmente, acredita-se que foi ocupada pela tribo horita, povo citado na Bíblia, por volta de 1200 a.C.. Teve seu apogeu do séc. I a.C. ao séc.  I d.C. Foi capital dos nabateus, documentada após 312 a.C., transformou-se no eixo comercial de especiarias e encontro de caravanas. Prosperou até 551 da nossa era até que um terremoto devastou a cidade.
Peritos no domínio da hidráulica, os nabateus dotaram a cidade de um enorme sistema de túneis e de câmaras de água. Um teatro, construído à imagem dos modelos greco-romanos, dispunha de capacidade para 4000 espectadores.
 
Em 6 de dezembro de 1985, Petra foi reconhecida como Patrimonio da Humanidade pela UNESCO. Em 7 de julho de 2007, foi eleita em Lisboa, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
 
Acima se vê a Tumba da Urna, uma tumba, construída em um local mais alto e medindo cerca de 16 metros de altura.
Abaixo, Al Khazneh (Câmara do tesouro; em árabe) é um dos templos mais famosos  de Petra, uma tumba escavada na face do penhasco e que recebeu uma fachada helenística com pilares. Al Khazneh foi originalmente construído como um mausoléu e cripta no início do primeiro século, durante o reinado de Aretas IV,  provavelmente como seu próprio mausoléu.
O edifício da Câmara do Tesouro, em Petra, foi utilizado como cenário no filme ‘ Indiana Jones e a Última Cruzada’’, "Transformers",  "Mortal Kombat: A Aniquilação" e também  novela brasileira "Viver a  Vida".

 

    
 

 

 

 

Natália Verdial