Reflexologia Podal

18/05/2015 17:50

Reflexologia Podal

 
A reflexologia podal é uma técnica de massagem com uso de pressão em pontos específicos dos pés que refletem outras partes do corpo.
A ideia de usar os reflexos do corpo com finalidade terapêutica não é nova, os antigos chineses, 5000 anos atrás desenvolveram a técnica de aculputura, que forneceu as bases do conhecimento das zonas reflexas, dos pontos e das ligações entre as partes diferentes do corpo.
Os mais antigos registros porém, provêm do antigo Egito, em pictogramas em murais e túmulos. Sabe-se que os japoneses e os hindus também usavam técnicas desse tipo de massagem para promover a saúde geral do corpo.
A reflexologia como é conhecida hoje é baseada nos trabalhos do Dr. William Fitzgerald e da fisioterapeuta Eunice Ingham. William descobriu que o corpo podia ser dividido em dez áreas que iam do alto da cabeça às pontas dos dedos dos pés, e que tudo o que acontecia em uma área específica do corpo afetava os órgãos e as outras partes do corpo nesta área.
Eunicie  Ingham, uma jovem fisioterapeuta da década de trinta, introduziu uma técnica especial de “pegar”, além de desenvolver um sistema mais complexo de subdivisões  do corpo em áreas.
De acordo com a reflexologia, os pés são na verdade um mapa do corpo. Uma região sensível do pé indica um problema no órgão correspondente do corpo e trabalhando-se esse ponto problemático, o problema maior pode ser melhorado.
Nessa imagem que os pés fornecem do corpo, a cabeça é representada pelo dedo maior, a coluna pelos arcos internos e a região pélvica pelos calcanhares. O pé direito corresponde ao lado direito do corpo e o pé esquerdo ao lado esquerdo. Os órgãos internos estão localizados em relação ao esqueleto, onde a linha da cintura e o diafragma são pontos de referência.
É necessário segurar o pé corretamente, de forma que todos os pontos possam ser alcançados e estimulados com facilidade. Também é bom lembrar que a massagem deve ser feita sem óleo.
A reflexologia podal moderna traz benefícios como reduzir estresse, melhorar a circulação, purificar e desintoxicar e principalmente revitalizar as áreas do corpo das quais são correspondentes.

 

Natália Verdial