Runas Nórdicas de Odin ou Runas de Odin

17/10/2021 22:26

Runas Nórdicas ou Runas de Odin

 
 
 
Os símbolos das runas compõe um alfabeto nórdico e germânico que teve várias modificações com o passar do tempo, e algumas teorias de sua origem. As inscrições mais antigas, datam deaproximadamente 200 a.C.
 
Três teorias são mais recorrentes: 1) origem Etrusca, do norte da Itália, cuja escrita é semelhante e se tem algo arqueológico; 2) origem rupestre da idade do bronze e do ferro (1300 -800 a.C.); 3) origem em povos teutônicos que espalharam os caracteres.
 
Na cultura germânica, havia também um calendário rúnico chamado Feob. No mundo antigo, os caracteres rúnicos se espalharam entre os países que hoje são conhecidos como Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Escandinávia.
 
O alfabeto mais antigo tinha 24 runas, e foi nomeado de FUTHARK Antigo, em decorrência da sequência das primeiras letras que o compõe. Na Escandinávia se transformou no FUTHARK Recente, com 16 runas. Para os anglo-saxões, chamava-se FURTHOC e tinha 28 runas. Na idade Média, as runas deram origem ao alfabeto gótico.
 
As runas eram usadas para fazer poesia, para a adivinhação (Runemal é a arte oracular rúnica) e para fazer inscrições, porém, nunca virou uma língua falada, ainda que fosse bastante utilizada na era Viking (800 – 1100d.C.)
 
Runas significa algo como “sussurro misterioso” ou ainda “segredo”. Não se conhecem os modos originais de se jogar as runas como oráculo, porém atualmente, baseado nas técnicas de Tarô, foi criado um sistema simbólico e adicionou-se a runa de Odin e a runa branca.
 
Para se entender a mensagem das runas, é necessário compreender o cenário mítico de seu povo.
 
Para o povo nórdico, o universo era sustentado por uma grande árvore chamada Yggdrasi (significa cavalo de Odin e seria freixo gigantesco).
 
O Cosmo tinha 9 mundos, formados inicialmente pelo mundo do fogo e pelo mundo do gelo. Esses 9 mundos ficavam distribuídos em Yggdrasil e se inter-relacionavam. Haviam mundos de Deuses e outras esferas como a terrena (Midgard). Duas raças de deuses se afinavam para manter a estabilidade do
sistema: Os Vinir e os Asgard.
 
Odin era o deus dos deuses, segundo a lenda viking, ele passou por uma provação além da morte, ficando 9 dias e 9 noites pendurado e ferido em Yggdrasil, para alcançar a iluminação. Nessa ocasião, recebeu o conhecimento das runas e depois de ser ressuscitado por magia, trouxe para os homens.
 
As runas representam nesse contexto cultural e espiritual, mais do que um alfabeto fonético, é um caminho iniciático que relaciona um panteão, a criação do universo, o surgimento do homem e o fim dos tempos. É um caminho progressivo com código de conduta e apresentação dos mistérios espirituais
desses povos.
 
Jogada Atual:
1ª runa: Urd (o passado)
2ª runa: Verdandi (o presente)
3ª runa: Skuld (o futuro)
4ª runa: aspectos visíveis e conscientes
5ª runa: aspectos invisíveis e inconscientes.As runas se dividem em três grupos, clãs ou famílias, como a seguir: (Obs: a runa branca não
pertence a nenhum grupo)

 

Natália Verdial