Samhain

21/04/2015 17:37

Samhain

Samhain ( lê-se sou-ein) é um dos grandes sabbáts, se não o maior deles. Festejado em 31 de outubro no hemisfério norte e primeiro de maio no hemisfério sul, ocorre portanto no pico do outono, quando o frio começa a crescer. Para os antigos celtas esse dia sagrado dividia o ano em duas estações: inverno e verão.
A essencia simbólica desta festa é a morte do aspécto masculino da natureza, o Deus sagrado, relacionado com a fase do ciclo natural em que se está, ou seja a entrada do inverno. É também o dia em que o contato com ancestrais torna-se mais fácil, pois a linha entre os planos se torna mais sutil.
Atualmente, a festa pagã  tem uma releitura, para os que não comungam com as religiões da naturais, que é o  hallowen. As demais festejam de forma mais próxima da antiguidade, especialmente com a tradição celta.
 
Para os povos europeus antigos como os celtas e escoceses, era o momento  do sacrifício dos animais mais frágeis, que não suportariam passar pelo inverno, mas serviriam de estoque de carne.
É característica também cultuar os ancestrais, com ceia, deixando um lugar a mesa vazio, colocar velas nas janelas para iluminar o caminho dos espíritos e colocar comida na porta das casas como oferenda aos mortos.
Em muitos lugares da Europa, essas tradições permanecem vivas, além de estarem vivas também nas comunidades pagãs como wicca por exemplo. Mesmo em países predominantemente cristãos como os EUA e cada vez mais no Brasil.
Nesta festa, toda a família ou grupo se reúne para reverenciar os que já partiram. É uma festa bonita, com uma bela mensagem e muito divertida.
 
Natália Verdial