Stonehenge - Inglaterra

09/10/2015 22:28

 

Stonehenge - Inglaterra

Stonehenge é um sítio arqueológico, no sul da Inglaterra, na planície de Salisbury, que se constitui de círculos de pedra megalíticas da idade do bronze. Algumas pedras chegam a ter 9 metros de altura e a pesar 50 toneladas. O círculo externo possui 86 metros de diâmetro e o círculo interno, 30 metros de diâmetro aproximadamente.

Stone (pedra),  Henge (eixo), recebe cerca de 700 mil pessoas por ano e está relacionado ao povoado de Durrington, que viveu na região entre 2600-2500 aC.

Algumas teorias foram levantadas para explicar a construção dos círculos. Acredita-se que pode ter sido um centro de cura, onde viriam peregrinos a cerca de 4500 anos .Há especulações de posteriormente  ter fins religiosos associados  aos druidas e outras religiões no período de 300 aC.

A hipótese mais viável do objetivo inicial desse alinhamento é como sendo observatório astronômico, pois mostra com exatidão eventos como equinócios e solstícios, ou seja, trazendo informações essenciais para o cultivo de alimentos já desenvolvidos na época.

Fato é que foi construído com habilidades matemáticas e noções sofisticadas de engenharia como o valor de π (pi), para determinar as posições exatas das pedras, e a pergunta seria, como isso foi possível para povos europeus tão primitivos tal façanha?

 
Natália Verdial