Taoismo

09/09/2015 20:04

 

Taoísmo

 

Taoismo, também chamado de Daoísmo, surgiu na China, no séc. II, dinastia Han. Antes de mais nada, é uma filosofia que foi atribuída ao filósofo chinês Lao Tse, contemporâneo de Confúcio, cuja filosofia era, em muitos aspectos, contrária a de Lao Tse.
Uma das principais características desta filosofia é o não agir ( wei wei), ou seja, minimizar ao máximo nossas ações no universo, sendo esse o caminho para encontrar a paz e o equilíbrio. Agir só por um bom motivo.
Outra questão importante é a natureza, que deve ser contemplada, pois nela existe um equilíbrio inato, e o homem deve tomá-la como referência.  Assim, deve-se ter as atitudes de acordo e em equilíbrio com a suavidade da natureza.
Além disso, prega o desapego ao mundo material, no sentido de que, ao satisfazer um desejo, surge outro no lugar, nunca se alcançando a paz.
Posturas como suavidade, relaxamento e flexibilidade são tidas como mais eficientes do que a força e a rigidez. A arte marcial Tai Chi Chuan demostra bem essas qualidades, com seus movimentos lentos e harmoniosos. São valorizadas a humildade, a generosidade e o senso altruísta, a não violência e a simplicidade.
 
A necessidade de simplicidade se faz presente tanto no aspecto pessoal, quando deve-se desapegar de tudo, inclusive do próprio saber, quanto no aspecto social, onde o excesso de normas e proibições não deve acontecer, pois se são necessárias muitas regras é porque o homem é corrompido, o homem virtuosos faz o bem espontaneamente.
Tao Te Ching, Dao de Jing ou Tao-te king , comumente traduzido como O Livro do Caminho e da Virtude é atribuído a Lao Tse  e é a principal  referência escrita para o taoísmo.
A metafisicado taoísta começa com a noção de Tao que significa o caminho. O Tao é a única fonte do universo. Dessa forma, a ideia de Deus é ignorada. Segundo Lao Tse “antes do céu e da terra, existia algo nebuloso... eu não sei o nome, e eu chamo de Tao”.
Equilibrado pelo invisível e onipresente Tao, existem os dois elementos que se complementam e não podem existir um sem o outro, o Yin ( negativo, feminino) e o Yang (positivo, masculino). Esses dois elementos transformam-se em eterno movimento e são determinantes de todas as coisas.
Abaixo o símbolo do Tao
Dessa forma todas as coisas são interdependentes e constantemente redefinidas pelas mudanças das circunstâncias, inclusive de nós mesmos.
 Abaixo Templo  Nuvem Branca taoista cidade Xibianmen, a sudoeste de Beijing china
 
 
“Quando a água que corre no leito de um rio encontra uma rocha no seu caminho, cede sem resistir e ajusta-se a ela de um modo tão perfeito que ultrapassa esse obstáculo e segue o seu caminho com a mesma facilidade que teria se ele não existisse. Tao Te Ching 道德經 (Cap.43)
 
 
 
Natália Verdial