Templo Branco de Chiang Rai - Tailandia
Templo Branco de Chiang Rai - Tailandia
O Templo budista de Chiang Rai, que fica no extremo norte da Tailandia, impressiona pela sua beleza branca de gesso icrustrada de pequenos vidros. Antigamente era o Templo de Wat Rong Khun, quando o artista tailandes contemporâneo Charlenchair Kasitpipat comprou a propriedade e começou a restaurá-la.
O projeto conta com uma expansão que terá nove prédios e ficará pronta em 2070! Mas o que lá existe hoje já é o suficiente para colocar esse belo templo na lista de turismo para a Tailandia.
O branco representa a pureza de Buda e os vidros a sabedoria. Antes da entrada do Templo propriamente dita há uma ponte, representando a vida humana, que se estende sobre um vale de mãos, crânios e demonios (os infernos) até chegar no templo que representa o nirvana.
Dentro, há logicamente figuras de buda e altar, mas surpreendentemente, o artista transforma o templo em arte contemporânea ao expor pinturas ocidentais como os personagens da Marvel, da Disney, do filme Matrix, etc.
Externamente há gramados e nas árvores carrancas como Wolverini, Gollum e Avatar. Para o artista, essas misturas representam a mente humana e seus ícones modernos, talvés em contraposição aos ícones antigos representados pela espiritualidade ancestral.
Natália Verdial