Tipos de Bruxaria

11/01/2021 13:20

Tipos de Bruxaria

 

A história da bruxaria vem de longe, e pode ser relacionada a vários grupos no cenário mundial antigo, se for considerado o termo feitiçaria, de forma que qualquer cultura onde haja um xamã pode ser classificada como mantenedora de bruxaria.

Porém, a bruxaria clássica que nos chega hoje, certamente é europeia, que misturava folclores locais e as religiões pagãs antigas. Ronda no imaginário, possibilidades de religiões organizadas, com sacerdócios estabelecidos, influenciando o universo regional naqueles tempos.

Com a Idade Média, a bruxaria vai perdendo fôlego e identidade, na mesma proporção que se torna herética, com relação a nova estrutura social, política e religiosa que se estabelece.

 A inquisição condena a tortura e morte não apenas pessoas ligadas a religiões e práticas passadas, mas também cristãos que ousavam interpretar de forma pessoal e diferenciada a própria religião cristã. E diante do terror da inquisição, os misticismos e fantasias a respeito do poder mágico das pessoas (preferencialmente mulheres) cresce de forma alarmante.

Mais para frente, com o advento do pensamento cartesiano e racionalista, os misticismos contra a bruxaria começam a ceder e ficarem mais amenos, mas o processo é longo e demorado.

Hoje, temos o resgate romântico da bruxaria, nos moldes de uma religião neopagã e que busca o contato íntimo com a natureza e com divindades, em muitos casos, mais antigas que os próprios panteões europeus.

Dentro desse cenário, podemos classificar a bruxaria atual em dois tópicos: bruxaria moderna e bruxaria tradicional.

A bruxaria moderna, tem como sua grande representante a Wicca, construída por Gerald B. Gardner. A wicca se pauta principalmente no culto a Deusa e ao Deus, a ligação íntima com a natureza através da roda do ano, (ou celebração dos 8 sabbats), celebração dos esbats, práticas simbólicas e ritualísticas e um código de conduta que se baseia em “se a ninguém prejudicares, faça o que desejares.

A bruxaria tradicional, por sua vez, é bastante ampla e regional. Se refere em círculos de linhagens iniciáticas, anteriores a leitura de Gardner. Engloba ritos, misticismo devocional e magia.

Hoje existem várias tradições de bruxaria, conseguidas, ou via bruxaria tradicional (linhagens iniciáticas pré-existentes), ou pela criação de novas tradições, fundada por algum iniciado de grau elevado de outra tradição. Com o advento da internet, as tradições de bruxaria correm o mundo.

São alguns exemplos de tradição de bruxaria: bruxaria ancestral (Brasil), stregheria (Itália), Alexandrina, Dinâica, Ibérica, Escandinava.

 

Natália Verdial